O Mark III foi o sucessor do SG-1000, o primeiro console criado pela Sega. Foi lançado no Japão em 20 de outubro de 1985. No ano seguinte, o jogo foi vendido Alex Kidd em Miracle World, e Alex Kidd, seu protagonista, se tornaria o mascote não oficial da Sega até o início dos anos noventa.
sob o nome Sega Master vende no nosso sistema em junho de 1986, um ano após o lançamento do sistema Nintendo Entertainment. Ele foi colocado à venda por US $ 200. Foi lançado em todo o mundo em 1987 com o novo nome. Nesse mesmo ano, uma versão do Master System aparece no Japão, cujas únicas diferenças com o Mark III são o case, que agora é similar ao usado no resto do mundo, e que inclui em série, integrado dentro da mesma máquina, a unidade FM, um acessório opcional da Mark III com um chip de som Yamaha FM. Este acessório nunca saiu do Japão, nem integrado nem como uma adição separada.
Embora tecnicamente mais avançado que o Nintendo Entertainment System, ele não alcança nos EUA o mesmo nível de popularidade. Isto foi atribuído a várias causas, incluindo atraso no lançamento e um número de cartuchos de outras empresas além da Sega muito menos. Este último devido ao contrato draconiano que a Nintendo obrigou a subscrever aqueles que queriam licenciar jogos para o NES, com cláusulas de exclusividade ou atrasos de vários anos entre a aparição de um jogo no NES e outras plataformas (isso lhe rendeu várias repreensões de o governo japonês, mas continuou em seus treze até sua derrota legal por Codemasters). O Master System vendeu 125k consoles nos primeiros 4 meses.