O Windows 3.0 foi lançado em 22 de maio de 1990 e incluiu melhorias significativas em comparação com a versão anterior, incluindo os recursos de gerenciamento de interface e memória dos processadores Intel 80286 e 80386.
Este é o sistema Microsoft DOS mais vendido.
Este programa foi iniciado a partir do prompt de comando do MS-DOS usando o comando win. Ele se apresentou como um sobretudo gráfico para o MS-DOS, assim como nas versões anteriores do Windows. No entanto, seu lançamento também substituiu algumas rotinas do DOS por rotinas do Windows, especialmente no gerenciamento de recursos de memória. Esta é a versão mais recente que oferece compatibilidade perfeita com aplicativos escritos para versões anteriores do Windows.
Quanto ao aspecto gráfico, o sistema de gerenciamento de programas do MS-DOS foi substituído por um gerenciador de programas baseado em um sistema de ícones e um sistema de gerenciamento de arquivos na forma de listas chamadas Winfile. O lançamento de aplicativos foi, assim, bastante simplificado. O MS-DOS permaneceu como a interface principal, a partir da qual lançamos o Windows.